sábado, 14 de janeiro de 2012

Campanha para arborizar nossas ruas

Encontrei essa foto no blog curiosidades da Giselle. Um blog que eu recomendo!
Ali ela comenta sobre "como arborizar a rua", uma assunto que me interessa muito e que venho estudando uma maneira de convencer todos os meus vizinhos para terem essa consciência.

Muitos são os benefícios da arborização de ruas. Embora muitos pensem que o plantio de árvores em ruas é algo impensado, impensável, pois geram problemas com as fiações elétricas, queda de folhas, etc. Mas a verdade é que a maioria das pessoas desconhece os inúmeros benefícios que a arborização de ruas pode trazer. Exemplo?
* valorização imobiliária –  os compradores preferem as ruas com árvores.

* redução do sol direto – o sol forte é tomado como um dos grandes problemas da maioria das ruas brasileiras, tornando pouco cômodo o passeio em ruas que chegam a altas temperaturas.

* maior conforto térmico –  regula as altas temperaturas. Isso se deve ao calor latente necessário para a evaporação da água da superfície das folhas. É um efeito semelhante ao do nebulizador ou do climatizador.

Que árvores plantar nas calçadas?

Essa é sem dúvida a questão mais importante do plantio de árvores em ambientes urbanos. A escolha deve ser baseada em alguns aspectos práticos, para que consigamos escolher uma árvore que realmente satisfaça as nossas necessidades e melhore o ambiente, sem que prejudique as calçadas e arrisque nossa residência.


Os principais aspectos a serem levados em conta estão listados a seguir:

a) tipo de raiz da planta – plantas de raízes superficiais e muito vigorosas são péssimas escolhas para o plantio em calçadas porque podem arrebentar o concreto das calçadas, estourar tubulações, e até mesmo danificar a estrutura da casa. Evite:  fíccus ou flamboyant.

b) resistência dos galhos da árvore – muitas vezes tentamos plantar árvores de crescimento rápido, mas em geral, essas possuem galhos frágeis, que podem ser quebrados facilmente pelos ventos e chuvas, podendo ocasionar acidentes. Para evitar isso, não utilize o flamboyant.

c) queda de folhas – se você não quer ter que varrer sua calçada muitas vezes, procure escolher espécies cujas folhas não caem em determinada época do ano. Dê preferência a árvores de folhas mais largas, que sejam de fácil retirada.

d) sombreamento – se você desejar um bom sombreamento da rua, utilize espécies com copa densa e ampla. Uma boa opção nesse sentido é o chapéu-de-sol.

e) obstrução de passagem – procure não utilizar espécies que possuam galhos muito baixos, ou que sejam arbustivas, pois elas normalmente não produzem sombreamento, além de atrapalharem a passagem de pedestres nas calçadas. Procure não utilizar espécies como a espirradeira, que além de inadequadas, são extremamente tóxicas.

f) clima da região – um fator importante. Plantas de clima frio não se desenvolvem bem em climas quentes, e vice-versa. Procure se informar sobre a capacidade de adaptação da planta ao local de plantio.

g) árvores frutíferas - muitas pessoas já tiveram a infelicidade de ter o vidro do carro quebrado por uma manga que caiu de um pé plantado na calçada. Evite espécies como a sapucaia no plantio em calçadas.

h) toxidez - algumas plantas são muito tóxicas, além de atraentes para as crianças. Tome cuidado ao utilizar plantas que são tóxicas, já que seus efeitos podem ser desde queimaduras leves até a cegueira ou mesmo à morte. Evite plantas como a espirradeira.


                       Aí está o belo flamboyant; porque cresce um pouquinho, não é recomendado.
                                                        Conheça o ficcus e o tipo de suas raízes.

                       Chapéu de sol ou chapéu de praia (eu sempre achei que era inadequada)
                                                      Espirradeira, um close para contemplar sua beleza.

Embora existam muitas plantadas nas calçadas por aí, fica a dica para que o povo tome conhecimento que a espirradeira é tóxica/venenosa e são perigosas para as crianças que querem colher suas flores; além de impedir a passagem nas calçadas.


                             Sapucaia é outra proibida, para evitar que uma cabaça caia na cabeça.

                                              Analise esses fatores antes de fazer sua escolha.

Meu vizinho tem um pé de pitangas na calçada da casa dele. É lindo ver, quando ela está carregada, as pessoas pararem e provarem dessa fruta. Essa parada sempre resulta num papo e, mais uma amizade acontece.

pitangas


                               Estou pesquisando pra ver qual é a melhor para a frente da minha casa.
                                                           E você, tem uma rua arborizada?

Um comentário:

SUSANA disse...

Hola Iray:
Coincido con tu idea los arboles nos aportan muchos beneficios !
En el pueblo que yo habito el mismo gobierno municipal se encarga de plantar arboles, los elegidos son crespones tienen una flor de color rosa que dá un lindo aspecto a las calles.Saludos y hasta pronto.