quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Combinando estampas na decoração

Digamos que achei este tecido lindo abaixo e quero forrar uma poltrona lá de casa.
Veja as principais cores. Observe que há a cor rosa (cor que os homens torcem o nariz) …
Antes de sair comprando, responda:
- Para quem é esse ambiente?
- Qual é o clima que eu quero que esse ambiente tenha?
- Se o marido não gosta da cor rosa, o quê fazer para usar essa estampa e ele se sentir bem no ambiente?



A primeira sugestão combina uma estampa listrada em um tecido grosso e 3 outros tecidos com textura proeminente. Este seria um bom conjunto para aquela sala em que seu marido (que não gosta de rosa) vai se sentir bem. O conjunto é masculino, tem um quê de étnico, há somente uma estampa: Listras que “formalizam” o ambiente e também permitem que ele seja mais agradável aos olhos do marido. Escolhi o “rosa” mais forte, um vinho, porque é o mais masculino destes tons no tecido.



Mas vai que sua poltrona estará em um ambiente feminino, romântico, leve. Muda tudo! Escolhi agora uma estampa também floral, mas com o fundo escuro prá não ficar tão “mulherzinha” (rs!). O “rosa” é médio, sofisticado, feminino sem exageros. Há textura no tecido liso mais escuro e uma estampa tom sobre tom muito delicada no mais claro. O conjunto é leve, apropriado para um quarto de casal (mesmo sendo mais feminino), devido aos neutros e ao tom do rosa, mais “adulto”.



Esta nova combinação seria para um ambiente tipo sofisticado/simples, mais neutro, onde se deseja maior claridade (outro ponto importante a considerar – ambientes mal iluminados precisam de tons claros). O  marrom mais escuro tem uma estampa, bem pequena, para não chamar demais a atenção mas ficar interessante. Os rosas não participam, para aumentar a neutralidade e “esfriar” o ambiente – observe que no tecido listrado o tom um tanto azulado do padrão inicial foi “puxado” para o azul - não temos que seguir absurdamente as cores da estampa inicial.
E por último, a poltrona vai para, por exemplo, o quarto de uma jovem, até uma menina – A estampa de “bolinhas” e a listrada são joviais sem serem infantis, os rosas aparecem no tom mais forte, mas aberto e no tom mais claro, bebê. Perfeito para a jovem menina, não acham ?



Então, combinar é uma arte difícil mas divertida e quanto mais você treinar mais fácil será realizar. Mas não esqueça nunca o objetivo: - A combinação tem que refletir o clima que você deseja!
Outra observação: Quanto mais estampas você usar em uma combinação, mais difícil se torna executá-la e mais cuidado você deve ter: Ambientes pequenos demais são difíceis mais ainda neste aspecto.
Postagem de:  Thaynaral

3 comentários:

Soraia disse...

Amo voce minha amiga. Agora sei mandar recados rsrsrsrsrsr beijos

Ana Lúcia disse...

Quantas dicas!!!!
QUE BOM!!!

bjs

Rosana Silva disse...

Thaynaral, este post é parte de um post que vc copiou do blog Simples Decoração (http://www.simplesdecoracao.com.br/2012/06/combinando-estampas-na-decoracao/) sem minha autorização e sem fazer referência a ele. Vc sabia que isso é crime?
Aguardo contato e providências!
Assim, no mínimo, vc perde sua credibilidade.
Rosana Silva
www.simplesdecoracao.com.br