quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Do tempo da vovó


Os baús parecem peças mágicas que nunca ficam velhas. Sempre há uma maneira , uma técnica, uma bonita combinação para deixá-los atuais e ao mesmo tempo com aquele ar de sofisticação.
Para essa peça  comecei passando duas demãos de tinta na cor ocre e uma terceira demão na cor marrom. Lixei levemente para que a cor de baixo aparecesse um pouco (como fazemos na pátina). A parte interna está toda na cor marrom. Depois, usando pasta de modelagem, apliquei nos cantos do baú para imitar cantoneiras e na tampa só para dar um charme. Defini o tamanho da textura começando pelas beiradas da peça usando uma espátula pequena. Com ela puxei essa massa até o tamanho desejado e, com a ajuda de um palito de dentes, fiz movimentos aleatórios criando esses bicos e curvas. Quanto mais você movimenta, mais desenhos cria. Faça sem medo de errar. É uma delícia fazer isso! Aguardei a secagem total da pasta e no dia seguinte, com um pincel apliquei betume da Judéia líquido e, com um paninho, retirei todo o excesso do betume, deixando mesmo só nas reentrâncias (gente, será que é a chuva que está me inspirando a escrever essa palavra?). E com aquela pasta para pátina dourada que tanto amo, dourei toda a parte onde coloquei a pasta. Finalizei com cera microcristal. Adoro esse cheirinho da cera; lembra a casa da vovó.

10 comentários:

FLAVIA CRISTINA C. disse...

FICOU MUITO LINDO IRAY, TEM QUE SER ARTISTA MESMO, ÓTIMA QUINTA FEIRA.
BEIJOCAS...

Unknown disse...

Iray, ADORO baús, bauzinhos e bauzões!! Gostaria de ter muitos deles em casa!!! Esta sua arte esta linda!!!
Beijocas!!! Bela.

Tina disse...

Amiiiigaa!!!
Que coisa mais linda!!!!!
Ah!!! se eu morasse por aí, mais perto!!!
beijinho
Tina (Sonhar e Realizar)

Adri's Artes disse...

Olá! Agradeço pela visita!Já vim aqui visitar e fiquei encantada...vc e muito talentosa! Parabéns!!!!

Beijos!

Mari disse...

Olá, obrigada por sua visita. Que lindo esses baús! Adoro. Ah, sobre as matrioskas ....achei num passeio pela web. Lá no meu blog tem a fonte (me esqueci agora), mas dá mais uma voltinha lá ...você vai encontrar. Abraços

Inventiva disse...

Obrigada pela visita, seu bau ficou muito lindo! Parabéns e obrigada pelas palavras, sempre tão carinhosas. Beijo

Soraia Melo disse...

Oi minha linda..tb gosto do cheiro de cero...lembra as vezes que tive que encerar o chao da casa da minha mae...até ela colocar piso..e depois tinha que passar a enceradeira, né?...bem legal...mas o seu baú é maravilhoso, amei!
beijinhos querida,
So

Angela Scavazza disse...

Iray, obrigada pelo recadinho lindo deixado em meu blog!!!!
São essas pequenas gentilezas que nos faz ir em frente!
Adoro seu blog!!!!
Beijos e seja sempre bem vinda!!!!!!!!!!

MariHelen Artesanato disse...

Olá Iray...
Adorei o seu blog ,vi coisas super diferentes e interessantes ...
Também somos sua seguidora !!!!
Bjus
Helena

Adelaide Mesquita disse...

Olá Iray!
Sou uma ingrata, mesmo. Bem pode dizê-lo!
Peço desculpa de só agora aparecer pelo seu cantinho. Já me fiz seguidora para não a perder de vista e confesso-lhe que gostei imenso deste seu espaço. Fui às etiquetas e andei a cuscar tudinho...eheheheh.Até a virose virtual...eheheheh!
Muito obrigada por todas as visitas e comentários que me tem deixado e aviso-a já de que vou voltar com frequência. Este fim de semana já consegui pôr a "escrita" mais ou menos em dia.
Deixei aqui o comentário porque gostei imenso do baú e achei esta ideia óptima. Parabéns mais uma vez pelo seu blogue e trabalhos que achei de grande qualidade.
Bjs